Pioneira, Adimax apresenta novas embalagens com braile e QRCode na linha Fórmula Natural

Com lançamento, fabricante de alimentos para cães e gatos, reforça sua responsabilidade com a inclusão social

A Adimax, fabricante de alimentos para cães e gatos, reforçou seu propósito que é “Amparar idosos e pessoas com deficiência” ao anunciar suas novas embalagens da linha Fórmula Natural Fresh Meat, com acessibilidade através do braile, sistema de leitura e escrita para pessoas com deficiência visual, e do QRCode, código que leva o usuário a um site acessível para aplicativos de leitura de tela.

A iniciativa visa dar autonomia e colaborar para a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, objetivo este alinhado com um dos principais programas sociais desenvolvido pela Adimax, as ações do Instituto Magnus. O Instituto é uma instituição sem fins lucrativos e, que ampara pessoas com deficiência visual através do treinamento e doação de cães-guias.

Para o desenvolvimento das embalagens acessíveis foi imprescindível a parceria com a Copobrás, um grande player do setor de embalagens no Brasil. Todo o projeto levou cerca de um ano e meio, considerando estudos, tecnologia e testes até que se atingisse a excelência no resultado final.

“Foram inúmeros desafios, mas tínhamos a convicção de que todo o empenho do time envolvido faria o projeto se concretizar, dando mais autonomia a pessoa com deficiência visual para fazer as próprias escolhas. Sermos os precursores de um trabalho como este no setor de Pet Food nos dá muito orgulho. Afinal, não se trata apenas de mais um projeto, a inclusão do braile é algo que realmente fará diferença na vida das pessoas”, afirma Leonardo Dalmagro, Gerente Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens da Adimax.

Segundo Cristina Peruchi Dário, da Engenharia de Produto do Grupo Copobras, a empresa visa buscar e antecipar tendências implementando inovações no mercado junto a
grandes parceiros como a Adimax, por meio de pesquisa, inovação e tecnologia. “A inclusão do braile nas embalagens Adimax foi uma inovação que envolveu muita pesquisa, desenvolvimento e testes até chegar ao consumidor final. Uma iniciativa que proporcionará inclusão social, acessibilidade e autonomia a pessoas com deficiência visual. É um projeto que foi construído a muitas mãos,com a dedicação total e contribuição de diversos profissionais do Grupo Copobras e da Adimax”, pontua Cristina.

A previsão é consolidar a aplicação inicialmente na linha de produtos Fórmula Natural Fresh Meat e, em seguida, estender para as demais linhas da empresa.

Os testes de leitura do texto em braile foram realizados em parceria com o Instituto Magnus, para garantir máxima efetividade. “Como pessoa com deficiência visual posso falar que é o passo que faltava para a empresa. A Adimax, como fundadora do Instituto que treina cães-guias, se preocupou com seus clientes que possuem deficiência visual, respeitando o direito de acesso à informação”, afirma Murilo Delgado, assistente de relacionamento da entidade.  

Para tornar a iniciativa ainda mais completa, não só o Braile foi adotado, mas também uma tecnologia cada vez mais usada, o QRCode, um código 2D que dá acesso a um site totalmente acessível sobre o produto, onde a pessoa com deficiência visual poderá ouvir os dados básicos relacionados ao item em questão, como o nome,composição básica, níveis de garantia e um contato de serviço de atendimento ao
consumidor.