Os pets podem contrair a febre amarela?

Cães e Febre Amarela

Ainda se fala sobre o vírus da Febre Amarela, mas muitas dúvidas ficam no ar em relação à doença e nossos pets.

Para os donos de pets, a dúvida é se os animais podem contrair a doença. E a resposta é não. Cães e gatos, quando picados por mosquitos que estejam contaminados, não desencadeiam o ciclo da doença. Apenas os humanos e os macacos são hospedeiros do vírus.

A doença está presente nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África. A transmissão da febre amarela é feita por mosquitos presentes em áreas urbanas ou silvestres. Segundo o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina  circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados. Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre de forma inaparente, mas ele não transmite a doença para os humanos, assim como uma pessoa não transmite a doença para outra. A transmissão se dá somente pelo mosquito. Os macacos ajudam a identificar as regiões onde existe a circulação do vírus. Com estes dados, o governo distribui estrategicamente as vacinas no território nacional. 

Vale ressaltar que o cuidado com a saúde do seu pet é importante para evitar outras doenças. Segundo René Rodrigues Junior, Veterinário da Fórmula Natural, um pet bem alimentado é sempre um pet mais saudável e, estando saudável, o animal dificulta qualquer evolução viral. ‘’Um alimento de qualidade contém ingredientes que irão ajudar na imunidade dos animais. As Proteínas e os Prebióticos aumentam a quantidade de anticorpos, principalmente quando presentes no intestino, que é a principal porta de entrada das doenças. ’’ Os alimentos desenvolvidos pela Fórmula Natural são enriquecidos com M.O.S., óleo de salmão e outros componentes que, juntos, resultam em um animal saudável. 

Nossa linha de alimentos Super Premium apresenta um conceito natural do começo ao fim, desde produtos sem ingredientes transgênicos e com antioxidantes naturais até suas embalagens, que são ecológicas. Conheça a linha completa no Catálogo de Produtos e cuide da saúde daqueles que você ama com Fórmula Natural.